Avaliar a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo funciona como um guia fundamental para um tratamento assertivo. Ao entender como está a distribuição do corpo do paciente, torna-se possível identificar diversas patologias, como gordura visceral e edema; prescrever um treino, suplementação ou dieta com foco direto nos objetivos e monitorar alterações a curto, médio e longo prazo.
Na Clínica Bruno Vargas, escolhemos o aparelho Inbody 370 pois a composição corporal é dada de forma segmentada e a precisão dos resultados é comprovada.
A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de cada uma das camadas que compõem o corpo. Esse exame é muito utilizado em academias e consultas para avaliar o seu ponto de partida e os resultados do plano de treino, suplementação, dieta ou tratamento
O exame de bioimpedância se faz em biopedânciometros, que são uma espécie de balanças especiais, que têm placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa o corpo.
Essa corrente viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar.
Assim, é a diferença entre a resistência em deixar a corrente passar e a velocidade com que ela passa nos tecidos permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.
Entre os aparelhos de bioimpeanciômetro disponíveis atualmente, o InBody370 é um dos mais avançados e a última geração produzida pela InBody. Para oferecer o melhor aos nossos pacientes, essa é a tecnologia escolhida pela Clínica Brasília.
O aparelho conta com eletrodos nos pés e nas mãos. O grande diferencial é que ele realiza a análise de forma segmentada e fornece a composição detalhada de cada parte do corpo (quatro membros e tronco).
Devido à sua tecnologia sofisticada de medição da impedância, o InBody não precisa de fatores empíricos para calcular a composição corporal. A alta precisão é comprovada e garantida pela avaliação rigorosa do tronco.
O Inbody 370 nos dá a composição precisa, em cada uma das partes do corpo, dos seguintes resultados:
Na Clínica Brasília, a consulta pode ser realizada com nutricionista e nutrólogo ou apenas com um dos especialistas, sendo o atendimento duplo o mais indicado e completo.
Em ambos os casos, antes do dia da consulta, o paciente recebe uma espécie de pré-consulta na qual a enfermeira solicita todos os exames laboratoriais de acordo com a idade e histórico do paciente.
No dia da consulta, além de trazer os exames citados acima, o paciente realiza a bioimpedância com o aparelho Inbody 370. Assim, o especialista tem em mãos dados completos sobre a saúde e composição corporal do paciente para a construção de um protocolo assertivo, com o máximo de resultados.
Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como:
Conte conosco para melhorar o seu desempenho de saúde, aliviar as dores e trazer disposição e qualidade de vida para você!